quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Semana de Formação com Professores convocados do concurso


Desde o dia 13/01, os novos professores da Rede participaram de palestras diárias sobre diversos temas: Referenciais Curriculares, Mídias e Novas Tecnologias, Diversidade e Inclusão, entre outros.
Segundo informações do site http://www.educacaoniteroi.com.br/,  um dos objetivos da Semana de Formação foi "preparar os profissionais para o ano letivo que se inicia no dia 13 de fevereiro". Os encontros aconteceram em diversos espaços da cidade, como a sede da própria FME, a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e a Biblioteca Pública de Niterói, localizadas no Centro, além da Casa de Formação, em São Francisco.
Nos dias 30 e 31/01, foi a vez da Coordenação de Educação Infantil dar as boas-vindas aos novos colegas e trocar ideias a respeito do cotidiano da Educação dos Pequenos em nosso município.
Tendo como fio condutor o documento "Referenciais Curriculares Municipais para a Educação Infantil", todos os participantes tiveram oportunidade de  analisar  os Pressupostos Transversais que dão encadeamento ao trabalho nas UMEIs e UEs com Educação Infantil.
Utilizamos como recursos para incentivar a discussão: slides em power point com os Pressupostos Transversais, Fotografias, Poesias, Tirinhas e Charges, trailler do filme  "Bebês" (já recomendado aqui).
O professores foram receptivos à nossa proposta de trabalho e enriqueceram o encontro com suas reflexões e relatos de experiências.
Esperamos que as discussões sobre os Referenciais tenham continuidade nas escolas e aproveitamos para desejar a todos um bom retorno!
Confira alguns momentos dos Encontros com a Coordenação de Educação Infantil:


Objetos utilizados para refletir sobre "Infância"


A Coordenadora Fernanda Bortone iniciando a conversa

Professora explicando sua escolha pelo brinquedo






2 comentários:

  1. sejam bem vindos todos os professores.... e que a formação na área de educação infantil tenha acrescentado muitos valores a todos

    ResponderExcluir
  2. ME AJUDEM A LANÇAR A CAMPANHA:

    CYBERBBULLYING NAO É LEGAL
    Dilma Resende(1)
    CYBERBBULLYING é o bullying na forma on line. Significa dizer que a pessoa (ou grupo de pessoas) usa a tecnologia para praticar comportamentos inadequados e hostis, com o intuito de prejudicar outro.
    O problema da internet é que tudo neste ambiente se alastra muito rapidamente, sejam palavras ou imagens depreciativas e isso faz com que essa prática se torne mais perversa. Isso serve para avaliarmos a dimensão do problema, pois se já entendemos o bullying onde menos pessoas são envolvidas e o resultado é atroz, imaginem o cyberbullying que atinge milhares de pessoas (ou a escola toda, ou a empresa toda) em questão de minutos? Isso ocorre pelo fato do mundo virtual simplesmente ser ILIMITADO e a pessoa já fragilizada em função da agressão e exposição não ter forças para se defender.
    O fato da tecnologia ser o meio de agressão usado no caso de cyberbullying torna um pouco mais difícil a identificação do agressor, o que não quer dizer que seja impossível, mas até que providencias sejam tomadas e resultados apresentados, a sensação de impotência da vitima do cyberbullying é extrema.
    Em função da tecnologia, muito mais pessoas visualizam a agressão, possibilitando algumas vezes até ser compartilhado. Isso fortalece o agressor, enfraquecendo cada vez mais as vitimas. Para o jovem que vivencia isso é completamente DESASTROSO, levando muitas vezes ao suicídio.
    Tudo é o contexto. Visto que a vitima se fragiliza e se retrai, muitas vezes não relata o problema e passa a sofrer sozinha e, dependendo do sofrimento como já vimos, as conseqüências podem ser catastróficas. Cá entre nós, COMO VOCE SE SENTIRIA se ao abrir um e-mail ou um perfil qualquer, se surpreendesse com ofensas ou mentiras (aliadas a fotos, posts, etc) a seu respeito, ou se, do dia para a noite, tivesse todos os seus dados (tais como senhas ou números de cartões de crédito) hackeados (roubados)?
    Interessante e assustador é que qualquer pessoa pode sofrer esta violência, inclusive professores e escolas. Os agressores geralmente criam posts em redes de relacionamentos depreciando escolas e professores e induzindo outras pessoas a esta prática.
    Outro fator importante a lembrar é que há casos relatados de AGRESSORES que passaram a VÍTIMAS e vice versa... Nesse mundo virtual e globalizado é assim. INFINITAS POSSIBILIDADES. Se atitudes não forem tomadas, se posições não forem reforçadas e se mais campanhas de conscientização não forem realizadas, cada vez mais as estatísticas vão nos surpreender. A probabilidade concreta é essa prática se tornar um buraco negro sem controle, porque a tendência do ser humano é sempre revidar.


    (1) DILMA RESENDE–http://lattes.cnpq.br/9811175610818466 - Pós Graduada em DIREITO ELETRÔNICO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (Universidade Unigran), Pós Graduada em DIREITO ELETRÔNICO E TI (Fundação Getúlio Vargas – FGV), Pós Graduada em DOCÊNCIA SUPERIOR (Fundação Getúlio Vargas – FGV), Pedagoga Empresarial (Faculdade Dom Bosco-Resende-RJ) e Bacharel em Direito (Universidade Estácio de Sá). Possui diversos cursos de extensão nas áreas de TI e Governança Executiva pela INTEL. Autora de diversos artigos sobre Direito Digital e a sociedade moderna. Membro das Associações/Empresas: IBDI- Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática, Diretora e colaboradora da ONG Serviva e Coordenadora dos Cursos EAD da GlobalEad.

    SOLICITE ARTIGO COMPLETO:
    DILMA RESENDE
    WWW.DIREITOWEB.COM
    21 84247699

    9 de fevereiro de 2012 19:13

    Please prove you're not a robot
    Confirmação visual

    ResponderExcluir