A Coordenação de Educação Infantil DIVULGA:
Fórum sobre Medicalização realiza Simpósio no Rio no dia 23
A medicalização da vida e da sociedade será amplamente discutida nas próximas semanas – em âmbito internacional e regional. O Fórum realiza o I Simpósio “Medicalização da Vida”: Novas Capturas, Antigos Diagnósticos na “Era dos Transtornos”, dia 23 de novembro, das 9h às 18h, no Campus Maracanã da Uerj, com entrada gratuita.
“O Núcleo Rio, assim como os demais espalhados pelo Brasil, tem o objetivo de regionalizar as discussões organizadas pelo Fórum, e os eventos são fundamentais para isso. Queremos reunir pessoas que atuam no Núcleo, mas também participantes que não estão diretamente ligados, mas têm interesse na discussão”, resumiu Helena.
A programação prevê debates, mesas redondas, palestras e exibições de vídeos (confir a agenda completa ao final do texto). Entre os destaques está a conferência “Medicalização do Comportamento e da Aprendizagem: O obscurantismo reinventado”, da professora Maria Aparecida Moysés, professora do departamento de pediatria da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp).
A participação no Simpósio é aberta a profissionais e estudantes de todas as áreas. O evento acontece no Auditório 13 (1º andar) do Bloco F do Campus Maracanã da Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524, Rio de Janeiro). A entrada é franca, e não é necessário fazer inscrição prévia. Quem precisar de mais informações deve entrar em contato por telefone (21 2139-5439).
Programação:
9h | Abertura e projeção do vídeo “Stop DSM”10h às 12h30 | Medicalização e Judicialização: movimentos de controle e aprisionamento da vida
Palestrantes: Giovanna Marafon (psicóloga - CRP 05/30781 - e conselheira do CRPRJ); Helena Rego Monteiro (psicóloga - CRP 05/24180 - e conselheira do CRPRJ) e Kátia Aguiar (psicóloga - CRP 05/5549 - e professora da UFF).
• Projeção do Vídeo “ Medicalização da Vida Escolar” de Helena Rego Monteiro
13h às 14h | Almoço
14h às 15h30 | Práticas substitutivas à medicalização
Palestrantes: Gabriela Salomão (psicóloga - CRP 05/28372 - e orientadora técnica do Proinape - SME/RJ); Claudia Perrota (fonoaudióloga da Associação Palavra Criativa); Jorge Luis Ferreira (psicólogo - CRP 05/11050 - da rede municipal de Itaguaí e professor da Faetec); Israel Côrtes Santos (psicólogo - CRP 05/39417 - da equipe de Psicologia Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Itaguaí/ RJ).
15h30 às 18h | Medicalização do Comportamento e da Aprendizagem: O obscurantismo reinventado
Palestrante: Maria Aparecida Affonso Moysés (médica pediatra, Unicamp).
10 de novembro de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário