sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Coordenação de Educação Infantil DIVULGA:

Fórum sobre Medicalização realiza Simpósio no Rio no dia 23

A medicalização da vida e da sociedade será amplamente discutida nas próximas semanas – em âmbito internacional e regional. O Fórum  realiza o I Simpósio “Medicalização da Vida”: Novas Capturas, Antigos Diagnósticos na “Era dos Transtornos”, dia 23 de novembro, das 9h às 18h, no Campus Maracanã da Uerj, com entrada gratuita.
cartaz do seminário
O Simpósio é organizado pelo Núcleo Rio de Janeiro do Fórum. O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro participa da realização dos dois eventos. A psicóloga Helena Rego Monteiro (CRP 05/24180), conselheira representante do CRP-RJ no Fórum, destaca que o objetivo do Simpósio é repercutir o evento que acontecerá em São Paulo, mas abordando outras questões.
“O Núcleo Rio, assim como os demais espalhados pelo Brasil, tem o objetivo de regionalizar as discussões organizadas pelo Fórum, e os eventos são fundamentais para isso. Queremos reunir pessoas que atuam no Núcleo, mas também participantes que não estão diretamente ligados, mas têm interesse na discussão”, resumiu Helena.
A programação prevê debates, mesas redondas, palestras e exibições de vídeos (confir a agenda completa ao final do texto). Entre os destaques está a conferência “Medicalização do Comportamento e da Aprendizagem: O obscurantismo reinventado”, da professora Maria Aparecida Moysés, professora do departamento de pediatria da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp).
A participação no Simpósio é aberta a profissionais e estudantes de todas as áreas. O evento acontece no Auditório 13 (1º andar) do Bloco F do Campus Maracanã da Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524, Rio de Janeiro). A entrada é franca, e não é necessário fazer inscrição prévia. Quem precisar de mais informações deve entrar em contato por telefone (21 2139-5439).

Programação:

9h | Abertura e projeção do vídeo “Stop DSM”
10h às 12h30 | Medicalização e Judicialização: movimentos de controle e aprisionamento da vida
Palestrantes: Giovanna Marafon (psicóloga - CRP 05/30781 - e conselheira do CRPRJ); Helena Rego Monteiro (psicóloga - CRP 05/24180 - e conselheira do CRPRJ) e Kátia Aguiar (psicóloga - CRP 05/5549 - e professora da UFF).
• Projeção do Vídeo “ Medicalização da Vida Escolar” de Helena Rego Monteiro
13h às 14h | Almoço
14h às 15h30 | Práticas substitutivas à medicalização
Palestrantes: Gabriela Salomão (psicóloga - CRP 05/28372 - e orientadora técnica do Proinape - SME/RJ); Claudia Perrota (fonoaudióloga da Associação Palavra Criativa); Jorge Luis Ferreira (psicólogo - CRP 05/11050 - da rede municipal de Itaguaí e professor da Faetec); Israel Côrtes Santos (psicólogo - CRP 05/39417 - da equipe de Psicologia Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Itaguaí/ RJ).
15h30 às 18h | Medicalização do Comportamento e da Aprendizagem: O obscurantismo reinventado
Palestrante: Maria Aparecida Affonso Moysés (médica pediatra, Unicamp).
10 de novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário