segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ASQ 3 no município do Rio de Janeiro

     
Você já ouviu falar na ASQ 3? Segundo o site "Observatório da Educação",

"Esse método refere-se à avaliação de crianças de dois meses a cinco anos e meio de idade, através de um instrumento criado, em 1997, nos Estados Unidos. O ASQ-3® é utilizado em 31 estados dos EUA, segundo o próprio site do método, e em diferentes países do mundo como Quênia, Zâmbia, Equador e Chile. No Rio de Janeiro, foi aplicado a 46 mil crianças de creches (de 0 a 3 anos), e agora será expandido às pré-escolas (4 e 5 anos).
Seu manual (leia aqui), traduzido para o português, instrui a aplicação de um questionário que abrange cinco áreas: os domínios da comunicação, coordenação motora ampla, coordenação motora fina, resolução de problemas e o aspecto pessoal/social de cada criança."
(http://www.observatoriodaeducacao.org.br/ acesso em 12/12/2011).

O "Observatório da Educação" também traz a opinião do Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro (FPEI/RJ). Para este grupo,  a avaliação “articula-se a uma lógica que privilegia resultados, quantificação e padronização do desenvolvimento das crianças desconsiderando a sua singularidade e historicidade. Responde a uma concepção de educação infantil que é burocratizada, tecnificada, despolitizada e completamente descontextualizada de todos os avanços e debates que construímos nos últimos anos no campo, sobretudo os que deram direção à organização das diretrizes curriculares”.  (http://www.observatoriodaeducacao.org.br/ acesso em 12/12/2011).

O MIEIB (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil) publicou um abaixo-assinado intitulado: "Repúdio do Mieib à avaliação em larga escala do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos". Acesso pelo endereço: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=MIEIB11

O assunto é polêmico e merece nosso estudo e atenção! Acesse os links do Manual e deixe sua opinião.

Um texto completo e outras explicações sobre a ASQ 3 encontram-se no site 
http://www.observatoriodaeducacao.org.br/index.php?view=article&id=1102:rio-de-janeiro-aplica-avaliacao-na-educacao-infantil-em-parceria-com-a-sae&option=com_content&Itemid=98

3 comentários:

  1. A modernidade assusta quando quer transformar pessoas em números!

    ResponderExcluir
  2. Concordo que a forma como os resultados serão tratados e os objetivos da aplicação do questionário podem e devem ser questionados. No entanto, achei os questionários bastante úteis para o professor. Apliquei os questionários com meus alunos e minha única crítica é quanto à época em que foram enviados para as escolas (PCRJ).

    ResponderExcluir
  3. O assunto é instigante e desperta polêmica! Para continuar a conversa indicamos o site da http://www.anped.org.br. Obrigada por sua participação.

    ResponderExcluir