terça-feira, 18 de setembro de 2012



A Coordenação de Educação Infantil divulga:



A Coordenação de Educação Infantil divulga o convite recebido da Creche UFF:

" A Creche UFF, uma unidade universitária de Educação Infantil, comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão no campo da Educação Infantil, comemora seus 15 anos de existência em outubro próximo, com a programação Creche UFF 1997-2012: Conquistas e Desafios. É com muita alegria que a Creche UF convida a Fundação Municipal de Educação de Niterói, em especial suas unidades de Educação Infantil, para compartilhar os conhecimentos teórico-metodológicos produzidos ao longo de sua existência, e também as alegrias e memórias de sua trajetória.

A programação inclui:

1- Colóquio "Histórias da Creche UFF e Desafios da Educação Infantil" - 18 e 19 de outubro de 2012. Local: Auditório Florestan Fernandes - Faculdade de Educação - Campus do Gragoatá

2- Mostras Científicas:

 - Creche UFF: Espaço de ensino, pesquisa e extensão - Mostra de pôsteres sobre as atividades de formação profissional, pesquisa e extensão da Creche UFF.

- Creche UFF: os fazeres da Educação Infantil - Exposição de projetos de trabalho e práticas educativas da equipe Creche UFF

Data: 16 a 19 de outubro de 2012. Local: Biblioteca Central do Gragoatá - Campus do Gragoatá - UFF

3 - Documentário sobre a Creche UFF - Documentário de aproximadamente 30 minutos, baseado em entrevistas com crianças - algumas  das quais já são estudantes universitários - sua experiência na Creche UFF, as memórias ainda presentes, os fatos mais marcantes. Será exibido durante o Colóquio.

4- Exposição Artística " Com olhos de criança: arte e imaginação" - Exposição de pinturas, desenhos, esculturas e colagens produzidas por crianças da Creche UFF. As muitas linguagens das crianças revelam os modos próprios com elas se vêem e compreendem o mundo ao seu redor, promovendo para o visitante um encontro com a criança.

Data: 16 a 28 de outubro de 2012                                                              Local: Museu do Ingá, Niterói.

A exposição inclui uma programação de Oficinas de Arte para Instituições de Educação Infantil de Niterói, além de conversas com as professoras sobre o trabalho com arte na Educação Infantil. Será uma oportunidade, tanto para as crianças quanto para as professoras, de ampliar suas referências no campo da arte e da educação para infância. As oficinas ocorrerão durante o período de visitação, de 17 a 28 de outubro, de terça-feira à sexta-feira, com previsão de uma sessão no período da manhã e outra à tarde, em horários a serem divulgados proximamente. Para participação, é necessário o agendamento prévio, pelos telefones 27172919 / 27172893 ou pelo email: museudoingaeducativo@gmail.com."

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Por dentro do referencial - Mês de Setembro


             No dia 10 de  setembro,próxima segunda-feira, às 13h30min na UNIVERSO - Rua Marechal Deodoro -  Centro – Niterói, realizaremos mais  um encontro “Por dentro do Referencial” .
Neste encontro, daremos continuidade à socialização de fazeres da educação infantil de nossa rede, com a presença  de representantes das escolas, apresentando os seguintes trabalhos:
UMEI Neusa  Brizola  - “Amigos do Planeta” e "Culinária na sala de aula"

            E.M. Felisberto de Carvalho -  Os três porquinhos"
 Esperamos vocês!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Exposição PORTINARI – ARTE E MEIO AMBIENTE - de 20/09 a 16/12





A exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente é composta por 28 réplicas digitais, de alta qualidade, de obras de Candido Portinari (1903-1962) e de oficinas de arte com um trabalho que visa à compreensão da necessidade de cuidarmos do meio ambiente em que vivemos.
Em Portinari – Arte e Meio Ambiente foram selecionadas paisagens, flora e fauna brasileiras, colheitas, o homem brasileiro, compondo uma exposição que, além de mostrar o trabalho do artista pretende emocionar e envolver os visitantes, mobilizando-os, e, através da arte, despertá-los para a importância de transformar o mundo em que vivemos em um espaço que, nas palavras de Portinari, se traduz no seguinte texto:
"O pintor social crê ser o intérprete do povo, mensageiro de seus sentimentos.
É aquele que deseja a paz, a justiça, a liberdade.
É aquele que crê que os homens possam participar dos prazeres do universo.
Ouvir o canto dos pássaros.
Ver as águas dos rios que correm fecundando a terra.
Ver o céu estrelado e respirar o ar das manhãs sem nuvens.
Sem nenhum outro pensamento senão o de fraternidade e paz. Homens vivendo em clima de justiça.
Onde não haja meninos famintos.
Onde não haja homens sem direitos.
Onde não haja mães chorando e velhos morrendo ao desabrigo."

A obra de Candido Portinari é como uma grande carta escrita ao povo brasileiro ao longo de uma vida de gênio, amor e dedicação ao ofício, e, como ele próprio declarou, ela deveria “suscitar em cada homem ou mulher o sentimento da dignidade humana, o da fraternidade e do espírito comunitário”.
Nenhuma atividade é capaz, como a artística, de dar ao ser humano um sentido maior de integração, conscientização e incorporação do seu EU ao seu meio ambiente.

ATIVIDADES PARALELAS:

Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e tecnologia da UFRJ
Rua Lauro Muller , nº 3 – Botafogo
www.casadaciencia.ufrj.br

Oficinas de arte e educação: Sábados e domingos – 11h, 15h e 17h

Curso para professores: 2 de outubro e 6 de novembro – 9h às 12h

Horário de atendimento para marcação de visitas: 2ª a 6ª - 9h às 17h

Escolas, grupos e cursos para professores: agendamento e inscrições antecipadas pelo telefone ( 21) 2542-7494